O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 28/12/1987
Emancipação Política: 13 de janeiro
Gentílico: Tejuçuoca - Tejuçuoquense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesorregião: Norte Cearense
Microrregião: Médio Curu
Distância para a capital: 144 KM

Dados de características geográficas

Área: 759,72
População estimada: 19321
Densidade: 22,42
Altitude: 140
Clima: Tropical quente semiárido
Fuso Horário: UTC-3
Tejuçuoca significa, em idioma indígena, morada do Tejuaçu, isto é, "morada dos lagartões". De teju ou teyu: lagarto; assu: grande; e oca: casa, morada.

Originalmente habitada por ameríndios, a ocupação de origem portuguesa da região principiou a partir da fixação dos primeiros indivíduos nas proximidades do Riacho do Paulo, afluente do Rio Curu, os quais formaram um arraial. A vinda destes primeiros ocupantes de origem portuguesa tem início por volta do começo do século XIX. No início do século XX, a região foi refúgio de cangaceiros que fugiam da ação da polícia.

4 de dezembro de 1933: Elevação à categoria de Vila, Dec-Lei nº 1.156;
3 de julho de 1963: Elevação à categoria de município, Lei nº 6.392.
14 de dezembro de 1965: Suprimido, antes da instalação, a elevação à categoria de município, Lei nº 8.339.
28 de dezembro de 1987: Restauração da elevação à categoria de município, Lei nº 11.414.
Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tejuçuoca, por ato estadual de 19-08-1818, subordinado ao município de São Francisco.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tejuçuoca, figura no município de São Francisco.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o município de São Francisco passou a denominar-se Itapagé.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tejuçuoca, figura no município de Itapagé ex-São Francisco.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tejuçuoca, pela lei estadual nº 6392, de 03-07-1963, desmembrado de Itapagé. Sede no antigo distrito de Tajuçuoca. Constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 6603, de 26-09-1963, é criado o distrito de Santa Rosa e anexado ao município de Tejuçuoca.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Tejuçuoca e Santa Rosa.
Pela lei nº 8339, de 14-12-1965, é extinto o município de Tejuçuoca sendo seu territóro anexado ao município de Itapagé, como simples distrito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, Tejuçuoca é distrito de Itapagé.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tejuçuoca, pela lei estadual nº 11414, de 28-12-1987, desmembrado de Tejuçuoca. Constituído de 2 distritos: Tejuçuoca e Caxitoré. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 2 distritos: Tejuçuoca e Caxitoré.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE
O município é a sede de uma das maiores festas do Ceará, a Tejubode - Feira da Ovinocaprinocultura (ou caprinovinocultura), que acontece anualmente desde 2001. Os festejos vão desde feiras, gastronomia regional, pratos à base de bode, artesanato, até noites agitadas com shows de músicos regionais e também nacionais. O local dos festejos é aleatório, sendo o Parque de Exposições Joãozão um dos já utilizados.

Com o intuito de fazer a Tejubode crescer cada vez mais, existe o programa "Bolsa Bode", que incentiva jovens de 17 a 28 anos a praticarem a criação de ovinos e caprinos. Com o apoio da prefeitura da cidade, os inscritos recebem, mensalmente, o valor de 100 reais de ajuda de custo e, anualmente, um auxílio de 5 000 reais.
O município está dividido em duas unidades: sede e distrito de Caxitoré.

Na sede se localizam as localidades de Riacho das Pedras, Boqueirão, Caiçara II, Malaquias, Catirina, Vazante Grande e Boa Ação.

No Distrito de Caxitoré se localizam as localidades de Jardim, Monte Carmelo, Umari, Venâncio, Jerimum, São Bento, São Gonçalo, Açude, Barra do Caxitoré, Laura Muquém, Retiro, Vertentes, Logradouro e Caiçara I.
Os moradores da Serra da Catarina que eles chamam Catirina em Tejuçuoca a 155 quilômetros de Fortaleza, tem uma história interessante para contar sobre a localidade dizem que, no começo do século existia pelas bandas de Irauçuba, um coronel chamado Pedro Barroso Valente. Quando Barroso queria eliminar um jagunço ou alguém a pedido de amigos, enviava essa pessoa para a Serra da Catarina, com um bilhete no bolso ordenado sua morte. Como os jagunços não sabiam ler pensavam que se tratava de uma carta de recomendação para trabalhar. Após o assassinato, o corpo era enterrado entre as grutas, daí surgiu o nome de furna dos ossos.

Lenda ou não, o certo é que a serra da Catarina a 10 quilômetros da sede do município, virou atração para estudiosos, arqueólogos e também local de romarias. Muitos vão pagar promessas em uma das cavernas, onde, há 45 anos foi colocada uma imagem de Nossa Senhora das Graças, e mais recente, foi feito um pequeno altar para Nossa Senhora Aparecida. No último sábado, a comunidade inaugurou a pedra fundamental do templo das orações que será construído no ano 2000. A solenidade fez parte das comemorações de um ano da implantação oficial do Parque Ecológico de Furna dos Ossos.
Com uma área avaliada em 1200 hectares, rica em flora próprias da caatinga (Cedro, Jatobá, Mucunã, Marmeleiro, Jurubeba, Graúna, João de Barro, Rouxinol, macaco prego e até Onça vermelha) o parque está sendo conservado pela própria comunidade, graças à iniciativa do artista plástico e designer Eliseu Joca, 43. Como gosta do local onde vivem seus pais, ele decidiu iniciar, há três anos, um trabalho de conscientização sobre a preservação da serra. Depois de muito trabalho, deu certo. Atualmente, no local não se encontram sinais de depredações ou lixo.

Desde que a comunidade passou a reconhecer a serra da Catarina como seu ponto de atração turística, através das particularidades do seu parque ecológico como a furna dos ossos, muita coisa mudou no pensamento comunitário”, diz Elizeu Joca que, além do templo das orações, tem um projeto para construir o mirante do labirinto situado no topo do serrote, permitirá a visão mais panorâmica do local.
Gentílico: tejuçuoquense

Fonte: IBGE

HINO DE TEJUÇUOCA

Tejuçuoca nossa querida terra
O teu nome encerra
Um grande valor
Tejuçuoca nossa terra querida
Tu és nossa vida tu és nosso amor.
Tejuçuoca o teu nome vibra
Com todas as fibras
De seu coração
E nós queremos te ver progressista
Com grandes conquistas, oh! Caro torrão.
Tejuçuoca cidade tão bela
Como se fosse a tela de um grande pintor
Tejuçuoca terra idolatrada
Tu és nossa amada com todo vigor.
A tua origem de tribos indígenas
Se torna mais digna, te faz mais viril
Teus nobres filhos te emanciparam
E te consagraram terra varonil.
Os teus produtos, algodão e mel
Te deram o troféu de grande celeiro
A nossa fé te resuma nisto
São Pedro, por Cristo o teu padroeiro.

Letra e Música: Raimundo Nonato Cipriano

BRASÃO DE TEJUÇUOCA

Em seu brasão o mesmo captou a essência da paisagem local, inserindo a Serra da Caboretinga que é o principal cartão postal de Tejuçuoca, o sol que nos revela toda a grandeza que o mesmo oferece ao sertão. Antonio Carlos , teve ainda a preocupação de descrever em sua criação as riquezas que ajudaram à emancipar Tejuçuoca, assim, o algodão, o milho, foram contemplados para engrandecer a origem humilde e agrícola deste tão amado município.

BANDEIRA DE TEJUÇUOCA

Após a emancipação política do município de Tejuçuoca, ocorrida em 1987, este adquiriu novas responsabilidades, entre as quais se encontravam a construção de uma identidade diante de seus munícipes. Para alcançar tal objetivo o governo municipal promoveu um concurso que tinha o intuito de escolher os símbolos que representariam o município de Tejuçuoca oficialmente; a bandeira e o hino municipal.

O concurso realizado atraiu diversos estudantes e demais populares do município. Empolgados com a oportunidade de serem protagonistas da construção de elementos que viriam a ser a cara de Tejuçuoca diante dos demais municípios brasileiros, diversas pessoas se inscreveram para apresentarem seus projetos para o principal símbolo municipal, sua bandeira.

O evento que movimentou e empolgou toda a cidade teve como vencedor o então jovem acadêmico Antonio Carlos Uchôa Braga que traduziu em imagem todo o sentimento e historia de Tejuçuoca. As cores da bandeira foram escolhidas de forma a representar a nossa região.

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 285 dia(s)

Tejuçuoca recebe 1.343 tickets do Programa Vale Gás Social

O Vice-Prefeito de Tejuçuoca, Guto Mota, recebe do Governo do Estado a primeira remessa de tickets do Programa Vale Gás Social.

#Administração Há 285 dia(s)

1ª CIN (Carteira de Identidade Nacional) entregue em Tejuçuoca!

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo realiza a entrega da 1ª CIN em nosso município.

#AssistênciaSocial Há 286 dia(s)

Reunião Mensal dos Conselhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Reunião Mensal com os Conselhos: CMDI, CMDCA e CMAS.

#Vacinação Há 286 dia(s)

Dia D de Multivacinação e Vacinação contra a Gripe!

A Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia D de Multivacinação e Vacinação contra a Gripe, em várias localidades e na Sede do município.

#Autismo Há 288 dia(s)

Manhã lúdica com crianças em alusão ao Dia do Autismo

Um manhã animada para a garotada com contação de história, espaço lúdico com o NASF, Participação da equipe Criança Feliz, brincadeiras com palhaços e muito mais.

#Autismo Há 294 dia(s)

Caminhada lúdica ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

As Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, e com apoio do Selo Unicef, realizou diversas atividades lúdicas voltadas para o Dia do Autismo.

#MeioAmbiente Há 300 dia(s)

Elaboração do Plano de Educação Ambiental organizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

A Autarquia de Meio Ambiente de Tejuçuoca esteve presente na elaboração do Plano de Educação Ambiental organizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

#Administração Há 306 dia(s)

Planejamento do Projeto de Estratégias de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente participou da reunião de Planejamento do Projeto de Estratégias de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará, realizada em Pentecoste.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Prata 2024