6/4/2017
06 de abril, Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é comemorado anualmente no dia 6 de Abril. Esta data comemorativa foi estabelecida durante uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013.

Neste dia, o objetivo é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos. Outra característica do esporte é a sua capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica.

Este Dia Internacional é uma oportunidade de levantar a bandeira do poder do esporte para o desenvolvimento e a paz.

O esporte é uma paixão compartilhada por mulheres e homens em todo o mundo. É uma força para o bem-estar físico e para o empoderamento social. É um motor para a igualdade, especialmente de gênero, para a inclusão de todos, especialmente os mais desfavorecidos. Não existe uma plataforma mais poderosa do que o esporte para alimentar os valores que todos nós compartilhamos – solidariedade, responsabilidade, respeito, honestidade, trabalho em equipe, igualdade, motivação e autoestima... O esporte é uma forma de incluir todas as pessoas, inclusive refugiados e migrantes, combater os estereótipos e fortalecer as fundações da paz em sociedades saudáveis.

Enquanto o mundo avança na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, devemos fazer de tudo para apoiar o esporte para não deixar ninguém para trás. Esse é o espírito que orienta a Carta Internacional da Educação Física, a Atividade Física e o Esporte, para garantir respeito ao direito fundamental ao esporte para todas as mulheres e todos os homens, sem discriminação. Esse mesmo espírito inspira o trabalho de voluntários em todo o mundo, dedicados a apoiar o esporte para o desenvolvimento e a paz, cujo trabalho homenageamos hoje.

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, 06/04/2017.

- E-mail: comunicacao@tejucuoca.ce.gov.br