29/3/2017
Prefeitura inicia Campanha contra Hanseníase, Tracoma e Verminose nas escolas da rede municipal

O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Educação inicia campanha contra Hanseníase, Tracoma e Verminose nas escolas da rede municipal com atendimento voltada para estudantes na faixa etária de 05 aos 14 anos.

A campanha começou nesta quarta-feira (29), na Escola São Pedro, sob a coordenação da secretária da Saúde Jocelma Barreto, do apoio da coordenadora da Atenção Básica Enfª. Helloise Nery, das facilitadoras da campanha, enfermeiras Karine Maciel, Lia Wladia, Luiza Braga, Idayana Feitosa e Marilene Marques com apoio do núcleo gestor da escola.

A Campanha tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as geo-helmintíases e exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo.

“Esta é uma campanha preventiva, queremos garantir o diagnóstico precoce em caso de suspeita de hanseníase, tracoma e evitar casos de verminose com a medicação em dose única, protegendo as crianças e adolescente”, explicou a secretária municipal da Saúde Jocelma.

A prefeita Heloide Estevam destaca a importância da integração entre atividades de saúde e educação. “É fundamental envolver a escola em campanhas de saúde porque, com o envolvimento da escola, é possível atingir um público ainda maior, que muitas vezes não tem acesso a certos procedimentos ou não sabe que tem direito a eles. A presença das equipes de Saúde da Família nas escolas fortalece essas ações”, afirmou a prefeita.