24/3/2017
CHEFE DE GABINETE DE TEJUÇUOCA PARTICIPA DO EVENTO DA FUNASA EM FORTALEZA “DESAFIOS DO SANEAMENTO BÁSICO E INVESTIMENTOS DA FUNASA PARA OS MUNICÍPIOS DO CEARÁ”

Melhorias sanitárias domiciliares, saneamento rural, sistemas de abastecimento de água e elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em municípios com população até 50 mil habitantes. Essas ações, juntamente com recursos, serão anunciadas pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, e o superintendente estadual da Funasa no Ceará, Maximiano Leite Barbosa, na manhã desta sexta-feira, (24), durante evento “ Desafios do Saneamento Básico e Investimentos da Funasa para os Municípios do Ceará” que irá reunir prefeitos e deputados estaduais.

O encontro aconteceu no auditório do Sebrae, onde os municípios receberam, na ocasião, orientações sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). O PMSB é um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa para atender os preceitos da Lei n° 11.445/2007, que determina que todos os municípios possuam os seus mecanismos de planejamento e controle social dos serviços de saneamento. O Plano abrange quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo das águas pluviais.

De acordo com o Henrique Pires, os recursos são fundamentais na melhoria na saúde da população “Investir em saneamento é uma maneira preventiva de se evitar endemias, por esse motivo os planos são essenciais para o planejamento dos investimentos no setor”, finaliza.

O chefe de Gabinete Edilardo Eufrásio, representando a administração Inovando com Trabalho, participou do evento, com objetivo maior de captar recursos complementares para o saneamento básico, afim de universalizamos a sede e garantir o sistema de abastecimento de água para zona rural.

Colaboração: Aprece.