1/3/2017
TEJUÇUOCA TEM CARNAVAL ECOLÓGICO

O Parque Ecológico Furnas dos Ossos, localizado no Assentamento da Fazenda Macaco, teve uma vasta programação de carnaval ecológico nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Os visitantes tiveram diversas atividades esportivas, tais como; escaladas, trilha ecológica, acampamento, dentre outras.

Os registros desse carnaval de aventuras, ficaram por conta dos membros da Associação Cearense de Escalada Esportiva- ACEE, que transformaram o carnaval ecológico em uma escalada de aventuras. Como grandes parceiros e visitantes frequentes do Parque, a equipe da ACEE, escolheram por mais um ano fazer parte desse momento de lazer e diversão que a cada ano vem atraindo mais visitantes.

A prefeita Heloide Estevam e a secretária municipal da Cultura e Turismo, Nara Porto, agradecem a Associação Cearense de Escalada Esportiva- ACEE, pela visita de seus membros, e disponibilizam desde já, o Parque para programação da Semana Santa.

Conheça um pouco mais sobre o Parque

Da sede de Tejuçuoca ao Parque Ecológico Furnas dos Ossos são 12 quilômetros de percurso na direção sul do município. No pé da Serra do Macaco fica o Centro de Apoio do Parque, composto por uma área de 5 mil metros quadrados, com pequeno restaurante que funciona apenas com visitas programadas de turistas, sala de recepção, mini museu da natureza, cantina e dois dormitórios com 12 camas.

Do Centro de Apoio do Parque Ecológico, caminha-se por cerca de meia hora por uma trilha de mil metros - a Trilha da Harmonia -, sinalizada com placas de granito preto, até chegar às grutas. No percurso, o ecoturista se vê em meio à caatinga repleta de mandacarus e xique-xiques e tem a companhia de aves variadas. Também é possível ver tatus e preás.

A primeira parada é para vislumbrar a Cabeça do Índio, um perfeito perfil, com seus 96 metros de altura. De lá, com caminhadas de 10 a 50 metros, iniciam-se visitas às grutas e outros pontos especiais, como a Gruta dos Veados Campeiros, Furna do Sino, Furna da Mesa, Furna do Jardim e Gruta do Útero, passando pelo Arco de Deus e seguindo até o mirante, de onde se avista a sede municipal.

Vale aproveitar para conhecer também o Platô das Acauãs, fazendo uma pequena escalada na Cabeça do Índio, bem como conferir a Furna do Pedro Lopes.

Em cada furna, estalactites e estalagmites seculares lembram animais e objetos petrificados. O clima quente do lado de fora cede lugar ao friozinho que exala das pedras. O sol penetra por pequenas fendas e ilumina os ambientes. Além disso, raízes cobrem as pedras nas furnas, permitindo escaladas pelos visitantes mais aventureiros. Cerca de 800 turistas visitam o parque por ano. A maioria são alunos de escolas de Fortaleza que fazem turismo pedagógico-ambiental. Mas, o Parque Ecológico é um passeio prazeroso para todas as tribos de amantes da natureza.

Mais atrativos

Na visita à Tejuçuoca, reserve tempo também para conhecer a Igreja Matriz de São Pedro e a Casa da Cultura.

Fotos: Morgana Bavaresco, Dennis Renner e Tavares Junior.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria Municipal da Cultura e Turismo