20/6/2017
Seja um doador de sangue e salve vidas

Nesta terça-feira (20), o Hemoce vai estar no Hospital Roque Silva Mota para receber doadores de sangue. O local funcionará das 7h30 às 13h.

Fazer da doação de sangue um gesto regular e constante é essencial para manter o estoque das bolsas de sangue abastecido para as demandas emergenciais. De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, o processo entre a doação de sangue e distribuição para os hospitais leva em média 24h, tempo necessário para o sangue doado ser examinado.

Nos laboratórios do Hemoce são feitos exames para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina (verifica nível de ferro no sangue) e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II, além do NAT que é um exame especializado para detectar em menor tempo os vírus da hepatite B e C, e HIV.

Com uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros. A doação não traz danos para o doador e o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Pelos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, homens podem doar a cada dois meses até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses até três vezes ao ano.

O que é necessário para doar sangue

Para ser um doador de sangue é simples: é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial, com foto. Ofereça a sua melhor parte, estenda o braço, seja um doador de vida!

Uma realização do Governo Municipal de Tejuçuoca através da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com Hemoce, Secretaria Estadual da Saúde e Governo do Estado do Ceará.